Foto em pauta!

Entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2011 a cidade de Tiradentes (MG) vai respirar fotografia. Trata-se do Foto em Pauta Tiradentes, que envolverá diversas atividades, pagas e gratuitas, como exposições, workshops, palestras, debates, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

Profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira, serão os instrutores das atividades do evento.

O Foto em pauta acontece desde 2004 em Belo Horizonte e já  apresentou o trabalho de mais de 40 fotógrafos brasileiros. Além da capital mineira, o Foto em Pauta já circulou por doze estados brasileiros.

Workshops
Os workshops destinam-se a divulgar o trabalho de autores significativos da fotografia brasileira contemporânea, que abrirão espaço para debates em grupo. Além disso, a proposta é de expandir a leitura de uma foto, indo além do documento e envolvendo as implicações na arte contemporânea e em sua capacidade crítica de criar novos mundos. Tudo isso para estimular e experimentar a produção criativa com a fotografia em suas infinitas possibilidades. Voltados para fotógrafos e artistas que trabalham ou têm interesse na fotografia no campo das artes visuais, os workshops têm nomes de peso confirmados:

Palestras
As palestras serão gratuitas, abertas ao público, e acontecerão no Centro Cultural Yves Alves.

Ciclo de Ideias
O projeto Ciclo de Ideias surge com a motivação de aproximar-se do pensamento de grandes fotógrafos contemporâneos. O eixo central desses encontros-palestras é discutir temas comuns a um grupo de profissionais e aprofundar assim perspectivas e reflexões sobre a dinâmica autoral de cada um dos convidados. As temáticas funcionam como mote para conhecermos discursos e, sobretudo, o diálogo entre os fotógrafos.

A coordenação do Ciclo de Ideias é de Georgia Quintas, antropóloga, professora e pesquisadora no campo da teoria, da filosofia e da crítica da imagem fotográfica. Coordenadora da Pós-graduação em Fotografia da FAAP/SP, é coautora do blog Olhavê e do site Perspectiva, curadora do Clube de Colecionadores de Fotografia do Mamam (Recife/PE) e foi do conselho curador do Fórum Virtual, blog do 2º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. É autora do livro “Man Ray e a Imagem da Mulher”.

Ciclo de Ideias: Retrato: Complexidade e Troca
É o tema para iniciar esse projeto. Retratar o outro enquanto exercício de captura de identidade, histórias e sentimentos é um ato complexo e de troca entre fotógrafo e fotografado.

Foto em Pauta com CLAUDIO EDINGER
O Foto em Pauta promove o encontro do autor com o público. Claudio Edinger apresentará sua trajetória na fotografia autoral, seus livros, suas histórias.

Foto em Pauta com MÁRCIO RODRIGUES
Conheça o ensaio vencedor do Prêmio Conrado Wessel 2010 e a trajetória do fotógrafo mineiro Marcio Rodrigues, ligado à moda e publicidade.

Ciclo de Ideias: Por um fotojornalismo que se anuncia
Visa pensar na questão, levantada por muitos, de que a web e as novas tecnologias promovem distintas dinâmicas de atuação e expansão do fotojornalismo.

Imagens do Fotojornalismo 2010
Reunião de fotojornalistas de destaque apresentando uma seleção das melhores fotos do ano da empresa na qual ele trabalha. Confirmaram presença: Sergio Moraes, da Agência Reuters, Antonio Scorza, da Agência France-Presse e Alexandre Sassaki, editor de fotografia do jornal O Globo.

Ciclo de Ideias: Fotolivros: Memória Contida
Outro ponto relevante que o Ciclo de Ideias pretende debater é o mercado e o valor dos fotolivros enquanto objeto de guarda da memória fotográfica, com a mesa Fotolivros: Memória Contida.

Um Olhar sobre a Fotografia Carioca
Patrícia Gouvêa ministra a palestra cuja projeção de imagens não pretende ser um panorama oficial e sim um olhar de aproximações e reflexões construídas ao longo de 15 anos por quem vive a fotografia como matéria, pensamento e paixão.

Foto em Pauta com Gustavo Lacerda
Nascido em Belo Horizonte e atualmente radicado em São Paulo, Gustavo Lacerda formou-se em Comunicação Social pela UFMG e iniciou sua carreira como fotógrafo na área do fotojornalismo. Em 2008 é convidado a fazer parte dos artistas com portfólio no website da Saatchi Gallery – Londres, Inglaterra. Em 2010 passa a integrar a Coleção Pirelli-Masp de Fotografia e tem obras exposta no Museu de Arte de São Paulo. Ainda em 2010 participa da exposição do Premio Porto Seguro de Fotografia, em São Paulo.

Ciclo de Ideias: Autores: Reverberações e Tempos
Tenta abarcar as características que predominam ao longo da histórtia de cada autor. E como será que o tempo norteia o olhar nesse processo?

Revistas de Fotógrafos
Os fotógrafos Bob Wolfenson e J.R. Duran, que criaram as revistas S/N° e Rev. Nacional, respectivamente, apresentarão os projetos editorias de suas publicações.

Eventos Especiais

FotoTech
Fará uma mobilização de seus membros envolvendo o tema do Retrato.

Trekking Fotográfico Serra de São José
Atividade em regiões de Cerrado com resquícios de Mata Atlântica e antigas regiões de mineração de ouro de superfície. A Serra de São José é uma Área de Preservação Ambiental e Refúgio da Vida Silvestre de Libélulas com altitudes que variam entre 840m a 1.430m do nível do mar.

Temas abordados: Sentidos de leitura, primeiro plano, diagonais, referência, polarização, balanço de branco manual, longa exposição em cachoeira entre outros temas.

Confira a evolução do projeto pela galeria oficial no Flickr.

Saiba mais detalhes e inscreva-se nas atividades acessando o site do evento.

Sobre Photoalbum Universal

A Universal está há mais de 50 anos no mercado oferecendo serviços especializados e soluções em imagens que atendam as necessidades de nossos parceiros. Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens, e por meio de um rigoroso controle de processos, garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência. A Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. E isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns, uma paixão.
Esse post foi publicado em Dicas, Eventos, Exposição, Fotografia, Novidades, Saiu na mídia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s