Cultura franco-brasileira em foco

Promover a fotografia como patrimônio visual, documental e artístico da cultura franco-brasileira é o objetivo do Prix Foto Web Aliança Francesa. Assim, o concurso propõe-se a estimular o pensamento crítico e contemporâneo expresso por meio de imagens, além de incentivar o intercâmbio cultural entre os moradores do Brasil e da França.  

Promovido pela Aliança Francesa do Brasil e a Câmara de Comércio França-Brasil, o Prix traz como tema as Culturas Urbanas como fator de Integração Social, privilegiando o olhar das organizações não governamentais que buscam a inclusão social pela arte.

Inspirado nos registros de Marc Riboud, renomado fotógrafo francês que documenta a história dos povos de todos os cantos do mundo de forma realista e humanitária, o concurso busca esse olhar atuante no combate às diferenças sociais por meio da cultura e da arte.

Três fotógrafos serão premiados: dois eleitos pelo júri oficial e um escolhido pelo júri popular. Para os eleitos pelo júri oficial, um francês e outro brasileiro, o prêmio será de R$ 10.000,00 em dinheiro. Pode participar do concurso todo e qualquer fotógrafo, pessoa física, maior de 18 anos, de nacionalidade brasileira ou francesa, residente no Brasil e/ou na França. As fotografias devem, obrigatoriamente, ter sido tiradas em solo brasileiro ou francês.

Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon. Em 1953, publicou na revista Life a foto de um pintor da Torre Eiffel. Convidado por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, integrou a equipe da agência Magnum. Em 1955, passou pelo Oriente Médio e o Afeganistão, foi por terra até a Índia, onde ficou um ano antes de ir para a China, em 1957. Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra. Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã do Sul, e também no Vietnã do Norte, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 80, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente e realizou exposições em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong e Bilbao. Marc Riboud publicou vários livros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Em 2009, lançou “Algérie, indépendance”, pela editora Le Bec en l’air.

Conheça melhor a vida e a obra de Marc Riboud acessando www.marcriboud.com

Saiba mais sobre o concurso e inscreva-se aqui

Sobre Photoalbum Universal

A Universal está há mais de 50 anos no mercado oferecendo serviços especializados e soluções em imagens que atendam as necessidades de nossos parceiros. Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens, e por meio de um rigoroso controle de processos, garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência. A Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. E isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns, uma paixão.
Esse post foi publicado em Concurso, Dicas, Fotografia, Novidades e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s